quarta-feira, janeiro 26, 2005

Ópera do Malandro



Ópera do Malandro de Chico Buarque

Obra-prima do teatro musical de Chico Buarque estreia em Fevereiro em Portugal numa remontagem sumptuosa.

Os antecedentes:
A ópera do Mendigo de John Gay em 1728, ...Três vinténs de Brecht/Weill em 1928 e a Ópera do Malandro em 1978

Baseada em The Beggar’s Opera, de John Gay - a Ópera dos Três Vinténs de Bertolt Brecht (1898-1956) e de Kurt Weill (1900-1950) -, estreou em Berlim em 1928, contando a derrocada do elegante anti-herói Machead/Mac The Knife, cercado de mendigos, prostitutas, ladrões e vigaristas. Brecht adaptou a peça de Gay, que havia estreado duzentos anos antes na Inglaterra, reforçando o entrelaçamento do gênero refinado com os temas e as situações do submundo.

Chico Buarque, em 1978, declarou que a sua Ópera do Malandro "é um texto novo, em cima da Ópera do Mendigo, com detalhes de Brecht".



Comments:
Lembro-me do disco, ainda o tenho, em vinil, como os discos eram quando deixaram de ser discos e se puseram a ser outra coisa qualquer, apenas música guardada, os puristas ainda dizem que o som do vinil é que era...
Recordo as vozes, os textos, as músicas. Do Chico Buarque por vezes recordo tantas.
Acho que não irei ver o espectáculo. Não é em vinil.
 
Tive em vinil. Foi um dos priemiros CDs que renovei. Há mais de 20 anos que sonho com a Geny, com o Malandro, com toda esta história de amor lindíssima, que me apetece saltar para dentro da música e da cidade sempre que a oiço. Então não iria ver? Já tenho bilhetes. Foi a minha prenda de anos para mim mesma :-) Eu depois conto.
 
Obviamente que vou ler, mas espero ir ao Coliseu ver primeiro! ;)


Beijo


www.katraponga.weblog.com.pt
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?